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quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Dá pra fazer melhor?

Entro no carro e ligo o rádio, a música é boa , aumento o volume.

No momento em que começo a cantar, sou interrompido por xilofones e por uma trilha de fundo barata que anuncia o começo de mais um horário eleitoral gratuito.

Ao virar a esquina um rosto careca e de bigode surge na minha frente,
convida-me para guardar uma sequência de números estranhos...é mais um candidato em uma placa.

A cada dois anos é assim: chega o mês de Agosto e as cidades são invadidas por uma onda de cartazes, banners, muros pintados, placas e plaquetas com o intuito de divulgar os candidatos ao meio legislativo.

A quantidade de mídia utilizada é tanta nessa época que a Coca Cola chega a parecer um pequeno anunciante de bairro.




Com tanta grana colocada, é de se imaginar que as campanhas são excelentes..quem sabe cases para o próximo festival de cannes.
Mas não.
Ano após ano o que se vê são os mesmos fundos em degradê, as mesmas fotos estouradas e as mesmas fontes em bold, itálico, sombreado, red hot chilli peppers, twist carpado dayane dos santos.




E é aí que eu me pergunto: não dá pra fazer melhor, não?




Alguns candidatos chegam a movimentar em seu mandato uma verba maior que empresas de faturamento considerável.
Chegam a ter uma exposição na mídia maior que boas indústrias de bem de consumo!
E ainda assim nenhum deles parou para pensar que, eles mesmos, são também uma valiosa marca.




Se voltarmos na história vamos perceber que uma vez alguém fez seus anúncios desse jeito "interiorano" com sua foto e sua fonte e..eureka, deu certo!
Como nesse mundo nada se cria, tudo se copia, vieram os outros candidatos e... bam! colocaram tudo igual.
Resultado daí para frente? Criamos em nossa mente um bloqueio com essas campanhas, ninguem gosta, ninguem dá bola.
Colocamos o adesivo no carro porque somos amigos do candidato ou amigos do amigo do candidato e aí todo mundo se ajuda porque no futuro a promessa é boa.



A verdade é que a propaganda, o design,
enfim, o bom gosto ainda não conheceu as campanhas políticas impressas no Brasil.
Na tv já conseguimos enxergar sacadas criativas, boas jogadas estratégicas, mas na rua continua a mesma lenga lenga.


Isso só vai mudar quando algum político perceber ou for avisado disso.
Do contrário as agências até tentam, mas o material aprovado no final é o "bom" e velho anúncio pro povão.

Fica portanto meu comentário final,
campanhas com bom gosto não seriam elitistas, conquistariam o povo e ainda e correriam o risco de virarem "uma coca cola toda"



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